IFR – VOO POR INSTRUMENTO
Frequentemente, o voo IFR, ou voo por instrumentos, é associado a operações com mau tempo.
Embora o voo por instrumentos permita que se realize o voo com restrição de visibilidade, o voo IFR não se resume a esta situação: em condições meteorológicas totalmente visuais, o voo IFR permite que se voe mais alto e normalmente diretamente para o destino. Além do que, permite que o piloto realize voos noturnos fora das áreas terminais (que só podem ser realizados por pilotos habilitados IFR, e aeronaves homologadas para operações IFR).
Os aviônicos presentes nas aeronaves tecnologicamente avançadas (TAA’s), como é o caso do Cirrus, tem o potencial de aumentar significativamente a consciência situacional do piloto. Em condições IMC esta afirmação é ainda mais verdadeira, pois os aviônicos permitem ao piloto preparado uma consciência situacional sem comparações. Todavia, sua utilização segura requer um treinamento adequado, pois sua utilização sem o mesmo, induz a um falso ganho de confiança, podendo vir a se tornar um risco, como já comprovado em investigações da NTSB. Nos treinamentos oferecidos pela AIRTRAINING estes aspectos são explorados e exercitados, incluindo os procedimentos de emergência, para assegurar, não apenas a correta interpretação dos mesmos, como também o que fazer em caso de falha destes equipamentos em condições IMC.